
LibreOffice
LibreOffice é a outra alternativa gratuita e open source ao tradicional pacote Microsoft Office. Surgido a partir de um fork do OpenOffice, o LibreOffice traz soluções completas para edição de texto, criação de planilhas, apresentações de slides, desenhos, base de dados e ainda fórmulas matemáticas.
O pacote chega à uma nova versão trazendo novidades tímidas, mas que podem ser significativas para quem usa os aplicativos além do casual. São dezenas de novidades no LibreOffice 4.1, incluindo aí correções, aprimoramentos e, é claro, novas funções.
Apache OpenOffice.org
O OpenOffice é uma das suítes gratuitas de aplicativos para escritório mais usadas no mundo. Ela figura como uma das melhores alternativas aos programas pagos para processamento de textos, planilhas, apresentações, gráficos, bancos de dados e outros tipos de arquivos extensamente utilizados em qualquer ambiente de trabalho.
Com mais opções para personalização de conteúdo e novidades técnicas no que diz respeito à usabilidade e interface, a nova versão final do OpenOffice.org vem para marcar posição no mercado de suítes de aplicativo para escritório depois da divisão no projeto, que gerou o LibreOffice.
O programa finalmente ganhou uma atualização e apresenta algumas novidades significativas para os usuários. Entre elas, podemos destacar a presença de uma barra lateral, por meio da qual é possível acessar inúmeras ferramentas de cada aplicativo do OpenOffice, bem como maior compatibilidade com os documentos criados no Microsoft Office.
Google Docs
Apesar de ter migrado para o Google Drive, os serviços de criação de documentos online da Gigante de buscas ainda podem ser chamados de Google Docs. São quatro aplicativos que permitem que você crie documentos de texto, planilhas, apresentações de slides e formulários de pesquisas. O Docs não é tão completo quanto as opções mais notáveis dessa lista (Como o Zoho e o OpenOffice), mas é uma boa alternativa de edição rápida.


ConversãoConversão EmoticonEmoticon